* Jornada Mundial da Juventude em Madrid
Em Madrid

Foi o grande acontecimento da última semana vivido em Madrid, ao longo de seis dias, de 3ª a domingo.
Para os jovens portugueses e, em particular, para o grupo que se deslocou da nossa Diocese, o dia 18 foi especialmente marcante. Isto, porque os milhares de jovens portuguese que peregrinaram o encontro do Papa passaram um dia com os seus bispos em clima de festa, num grande pavilhão situado no centro de Madrid. Estavam presentes quase todos os bispos portugueses. Houve primeiro uma catequese orientada pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa e depois a celebração Eucaristica. Pelo meio, apareceram mensagens e testemunhos, com a particularidade de todo o evento ter sido preenchido com intervenções variadas da Banda Jota, do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da nossa Diocese da Guarda. Foi confiado a este grupo musical o acolhimento, mas também a animação dos espaços intermédios e sobretudo a condução dos cânticos da Eucaristia, que foi intensamente vivida por todos os presentes.
Ao longo de seis dias, a cidade de Madrid ficou, de facto, rendida a mais de um milhão e meio de jovens (são números adiantados pelas televisões locais) vindos de todo o mundo para o encontro com o Papa. Estes jovens provaram que sabem fazer festa, mas também que são capazes de fazer silêncio, em momentos especiais, como foram os tempos da vigília de oração presidida pelo Santo Padre, com Adoração Eucarística e a Eucaristia de encerramento.
A Mensagem do Papa Bento XVI, acolhida com entusiasmo, foi sobretudo um convite dirigido a todos para o encontro com a Pessoa de Cristo Vivo e um apelo à coragem para cada um e cada uma se deixarem apaixonar pelo seguimento do mesmo Cristo na vivência da sua vocação pessoal.
Esta jornada mundial da juventude foi ponto de chegada de todo um invulgar movimento organizativo que ficou coroado de êxito por tudo o que o mundo viu ao longo da última semana. É por isso de justiça dar os parabéns a quantos nela se empenharam, incluindo o nosso Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil.
Mas nós queremos que esta Jornada Mundial da Juventude seja sobretudo um ponto de partida. E nesse sentido os jovens presentes foram convidados pelo Santo Padre para a Missão e nós queremos levar a todos os jovens das nossas comunidades o mesmo convite do Santo Padre. Confiamo-los a todos à Pessoa de Maria Mãe de Cristo e nossa Mãe, que também teve uma presença muito forte nesta Jornada, nomeadamente quando, na Catedral de Santa Maria Almudena, o Papa se encontrou com milhares de seminaristas.

22/08/2011

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda