Covid-19: Comunicado do padre Hugo Martins

O padre Hugo continuará a acompanhar as pessoas doentes, e a comunidade no seu todo, com a sua oração e caridade, porque a sua missão é ser rosto, à semelhança de Jesus Cristo, da misericórdia de Deus para com todos. 

Como cidadão e pároco, assumo a responsabilidade, de sensibilizar a comunidade, para a gravidade da pandemia de COVID-19, bem como para as orientações da Organização Mundial de Saúde, Direcção Geral de Saúde, e da Conferencia Episcopal Portuguesa.

Este é um tempo em que nos devemos privar de atitudes que nos colocam em relação (reuniões, abraços, beijos) mas também um tempo em que como Cristãos não podemos participar, na missa comunitária, em formação conjunta, ou gestos de devoção vividos publicamente.

Podemos viver este tempo com duas atitudes: uma passiva e responsável ou serena, activa e responsável, transformando este tempo em oportunidade. Assim vamos estar mais atentos aos frágeis e por isso vulneráveis (crianças, doentes, idosos, pessoas que vivem sozinhas, pessoas com fraca mobilidade, pessoas economicamente desfavorecidas) vamos ajudá-los a terem o alimento e a medicação necessária, bem como a esperança, convidando-os a rezar connosco em família, em plena conformidade com as regras de segurança.

Ao longo destes dias, pude verificar pessoalmente como os profissionais de saúde e de segurança, se preparam e dão o melhor de si, nesta situação que a todos diz respeito. Que Deus vos ilumine e recompense, pela forma intensa e bela, com que entregais a vida aos outros. Se conheces algum destes profissionais: sê gentil com ele, anima-o, e reza por ele.      

Que este seja um tempo de leitura e meditação da Palavra de Deus, oração familiar, leitura espiritual, e caridade solícita.

 

Unidos em oração,

Hugo Martins, pároco  

Trancoso, 13 de março de 2020.

A Oração do Papa

Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança. Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé. Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação. Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição. Amém. Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.

Oração composta pelo arcebispo italiano Bruno Forte:

Senhor Jesus, Salvador do mundo,

esperança que nunca nos desilude,

tem piedade de nós e livra-nos de todo o mal!

Pedimos-Te para vencer o flagelo deste vírus que se está difundindo,

curar os doentes,

preservar os sãos,

apoiar quem trabalha pela saúde de todos.

Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia

e salva-nos pelo Teu grande amor.

Nós te pedimos por intercessão de Maria,

Tua e nossa Mãe, que com fidelidade nos acompanha.

Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Amém.