– 28 Junho 2009 – Palavras do Neo-Sacerdote 

Sua Excelência Reverendíssima; D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda, nosso Bispo e consigo todos os Bispos aqui presentes.

Reverendos Vigários Gerais; Cónego Manuel Alberto Pereira de Matos e Cónego Carlos Augusto Pina Paula.

Reverendo Padre; Joaquim Cardoso Pinheiro, Magnifico Reitor deste Seminário da Imaculada Conceição e consigo toda a Equipa Formadora e mais colaboradores desta casa.

Reverendo Cónego Eugénio da Cunha Sério, Vigário do Clero e consigo todos os Presbíteros e Diáconos aqui presentes.

Reverendo Padre Celso Rocha Marques

Amigos Finalistas e convosco todos os Seminaristas.

Irmãs e Irmãos em Cristo Jesus:

2842 dias depois de ter entrado para esta casa pedem-me como é da praxe que vos dirija a palavra. Não demorarei um segundo por cada dia que aqui estive.

Faço-o com toda alegria e jubilo em três pontos apenas.

1º – Agradeço ao Seminário da Imaculada Conceição e às dezenas de pessoas que na proximidade e na escuta, no dialogo e no silêncio, na verdade e no Amor que com a sua oração e acção permitirão que eu hoje seja Presbítero.

2º – Caros colegas no Presbitério: Como sacerdote quero estar atento aos sinais do mundo. Escutar muitos e muito. Ter a capacidade de acolher. Ser homem de proximidade com Deus e com os homens. Ser Sacerdote orante. Ter um rosto de Cristo que é Amor e Alegria. Ser sempre instrumento de salvação para todos e em especial para aqueles que de nós mais precisam. Sabendo como sou, apresento-me nesta vinha do Senhor, em que vós vos encontrais. Como um simples servo, contai comigo que eu conto desde já convosco.

3º – Mais palavras para quê? Ergamos os nossos copos e brindemos porque o Senhor continua a enviar trabalhadores para a sua messe.

Nossa Senhora, aqui com o título de Imaculada Conceição, nos coloque sempre junto de seu filho.

Comentários

Comentários