FUNDÃO – FNA – ESCUTEIROS ADULTOS
A Fraternidade Nuno Álvares Pereira é uma Associação privada com personalidade jurídica, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com estatutos próprios, constituída principalmente por antigos filiados no CNE – Escutismo Católico Português – e que deixaram o ativo nesta Associação.
Os seus elementos acreditam nos princípios do escutismo católico, nos valores da lei do escuteiro, e no compromisso da nossa promessa de escuteiros.
Cada associado, através do exemplo pessoal, promete cumprir o espírito e a lei do escuta, os princípios do escutismo católico e do desenvolvimento pessoal de cada um.
A ação de cada associado é colocada ao serviço da comunidade, na proteção da natureza e do ambiente e no apoio ao escutismo.
O núcleo da FNA é a unidade base, onde tudo começa e tudo acontece. No Fundão, o Núcleo da FNA foi fundado em dezembro de 2015, tendo como atuais elementos da Direção Ana Rita Gonçalves Martins, Presidente, Armando Encarnação, Vice-Presidente, e Fátima Gonçalves, Secretária e Tesoureira, contando com a colaboração de outros associados, sempre que é necessário.
Em 5 de Março de 2016 foi a investidura dos primeiros associados, pelo que foi determinado que aquela data seria o seu aniversário.
A Direção Regional da Guarda engloba os seguintes núcleos: Covilhã, Tortosendo, Teixoso, Fundão e Guarda.
O Núcleo do Fundão conta com uma estrutura bem organizada e com o lema UNIR PARA SERVIR. Nenhuma instituição funciona e tem credibilidade se não tiver organização, bom planeamento e o envolvimento coletivo.
No ano de 2018, desenvolveu atividades a nível local, regional e nacional. É salutar que todos os interessados saibam o trabalho voluntário desenvolvido pelo núcleo do Fundão.
A nível local, participou na plantação de árvores na Serra da Gardunha; investidura de um novo fraterno; colaboração na inauguração do Campo Gardunha do CNE do Fundão; participação comunitária na oração do rosário; exposição no Agrupamento de Escolas do Fundão; partilha da Luz da Paz de Belém; projeto ambiental na Gardunha “Vestir a Serra de Verde,” com a colaboração de associados de diversos núcleos do país.
No Jardim de Infância de Aldeia de Joanes, ações de sensibilização para problemas ambientais, partilha da Ceia do Natal com o Agrupamento nº 1335 do CNE da mesma freguesia.
A nível regional, participação em todos os aniversários dos diversos núcleos; esteve no conselho regional; com o CNE em Valverde no dia de S. Jorge; na Covilhã, no dia regional do Lobito; numa caminhada no Tortosendo; na tomada de posse da Junta Regional do CNE na Guarda; eleição e tomada de posse da Direção Regional da Guarda da FNA.
A nível nacional, participação em Vila Real – Trás-os-Montes – numa atividade, ”CRIAR RAIZES”; no Conselho Nacional em Fátima; no IX Acampamento Nacional da FNA em Vila Pouca de Aguiar; frequência de um curso ambiental em Santa Comba Dão.
No Plano de Atividades para o ano 2019, destacam-se as mais significativas do núcleo do Fundão: realização do Conselho Regional na cidade fundanense; atividades ambientais na Serra da Gardunha e em diversas regiões de montanha do País, a participação na ACARÁDIO no Tortosendo com sessões temáticas, ações de formação, entre outras.
Se amas os temas ambientais, se queres servir a comunidade, se queres apoiar o Escutismo, “uma vez escuteiro…sempre escuteiro”, inscreve-te na Fraternidade Nuno Álvares Pereira ou com um grupo de amigos escutas funda um Núcleo na tua residência ou proximidade. Com três elementos podes lançar o fermento para a sua criação.
O contato por email: fnafundão@gmail.com
António Alves Fernandes
Aldeia de Joanes
Fevereiro/2019