Programa JMJ Lisboa 2023
Programa
Missa de Abertura
1 de agosto | 19h00
Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)
Missa de Abertura da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Acolhimento
3 de agosto | 17h45
Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)
Tratando-se do primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, esta cerimónia será um evento com um caráter festivo e de encontro, mantendo a dimensão de oração. Quer mostrar a Igreja jovem que se coloca a caminho com o sucessor de Pedro rumo à construção de uma sociedade mais fraterna.
Via-Sacra
4 de agosto | 18h00
Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)
Através de uma experiência orante e imersiva, queremos acompanhar os passos de Jesus na Sua paixão.
Vigília
5 de agosto | 20h45
Um dos Eventos com o Santo Padre em que teremos Adoração ao Santíssimo Sacramento e poderemos rezar em conjunto.
Missa de Envio
6 de agosto | 9h00
Uma celebração presidida pelo Santo Padre para terminar a JMJ Lisboa 2023. Antes do final da Missa, o Santo Padre anuncia a cidade que acolherá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.
Encontros Rise Up
2, 3 e 4 de agosto | 9h30-12h30
Em Igrejas e noutros espaços das três Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) – locais exactos na “App Lisboa 2023”
Rise Up é o novo modelo de catequeses da Jornada Mundial da Juventude que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.
Cidade da Alegria
1, 3 e 4 de agosto – 9h00-16h00
2 de agosto – Parque do Perdão 9h00-20h00 / Feira Vocacional 9h00-22h00
Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém
“Cidade da Alegria” é o nome do espaço que juntará a Feira Vocacional e o Parque do Perdão na JMJ Lisboa 2023. A Cidade da Alegria é lugar de descoberta de Cristo no meio de nós. Atravessando a cidade, os peregrinos vão encontrar variadas experiências de verdadeira alegria cristã.
Festival da Juventude
*Programação diversa – consultar a App oficial “Lisboa 2023”
O Festival da Juventude é um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ, numa partilha da vivência cristã feita por jovens de todo o mundo, fruto da sua criatividade e generosidade. No Festival da Juventude poderás encontrar eventos nas áreas de Música, Cinema, Exposições, Teatro e Dança, Desporto, Conferências, Eventos Religiosos e de Encontro e Museus.
Encontro dos Voluntários com o Papa
6 de agosto | 16h30
Algés
No final de cada Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre encontra-se com aqueles sem os quais a organização da JMJ não seria possível, agradecendo o seu empenho e serviço.
Programa Oficial da Visita Apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 disponível aqui!
Cobertura fotográfica e videográfica: A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 encontra-se sujeita a cobertura fotográfica e videográfica, para fins de marketing ou publicidade. Neste sentido, o tratamento dos dados pessoais será efetuado em conformidade com a Política de Privacidade para Eventos disponível aqui.
Regulamento dos Espaços* da JMJ Lisboa 2023
*Campo da Graça, Colina do Encontro e espaço do Encontro dos Voluntários com o Papa (eventos com controlo de acessos)
As pessoas presentes nestes recintos devem adotar uma postura correta, considerando o caráter religioso do evento e não ameaçar a segurança dos demais participantes, devendo para o efeito ter em consideração as seguintes regras:
- É proibida a entrada dos artigos constantes no mapa anexo.
- As Forças de Segurança presentes nos recintos, devidamente fardadas e credenciadas pela organização, poderão:
a. Verificar a identificação das pessoas à entrada dos recintos, com a finalidade de confirmar a sua identidade;
b. No âmbito da avaliação policial, e em caso de suspeita, verificar o conteúdo de quaisquer bagagens, roupas ou equipamentos, que não constem do ponto 1, podendo efetuar revistas de segurança;
c. Dar instruções de segurança a pessoas que causem distúrbios da ordem pública, danos ou tenham comportamentos desadequados. No caso de persistência, essas pessoas poderão ser obrigadas a abandonar os recintos. - No caso de incumprimento grosseiro das recomendações dos voluntários ou da sinalética do recinto, a organização não assume a responsabilidade por eventuais danos físicos ou materiais.