Há quinze anos os sportinguistas de Lavacolhos – Fundão, José Manuel Gravito, Alberto Manuel Gonçalves Gama e Rui Galante, conhecedores de grande número de simpatizantes do Sporting Club de Portugal na sua freguesia, fundaram um Núcleo desse clube nacional.

A fim de alicerçar os laços de desportivismo entre todos determinaram que anualmente se realizaria um dia dedicado ao seu Núcleo.

O primeiro convívio aconteceu em Janeiro de 2004, no Salão de Festas da Senhora da Saúde, e mais tarde ficou determinado que todos os segundos sábados do mês de Agosto se realizaria no Centro de Convívio de Lavacolhos, aproveitando a presença dos muitos emigrantes simpatizantes da cor verde e branca. 

Segundo Joaquim Barroca, um ex-emigrante, muitos anos radicado em Setúbal, “este é o maior convívio que se realiza em Lavacolhos e este ano ultrapassou as nossas expectativas com mais de cem inscrições”.

Este ano coube a organização do vento a José Russo Rei, Luís Rainha, Lurdes Miranda Maria de Jesus Barroca e Ilda Proença Mateus, que com outros colaboradores e colaboradoras tudo fizeram para que este encontro decorresse o melhor possível.

Não há dúvidas de que na confecção do almoço e jantar todos arregaçaram as mangas e proporcionaram umas saborosas refeições com produtos de qualidade, endógenos da localidade.

Conversámos com várias pessoas, entre elas um dos fundadores, o actual Presidente da Junta de Freguesia de Lavacolhos. José Manuel Gravito salientou que o Núcleo Sportinguista e este convívio “nasceu da vontade dos muitos sportinguistas desta Freguesia, a que todos aderiram sem hesitações. O primeiro foi em Janeiro de 2004 no Salão da Senhora da Saúde. As senhoras têm um papel importante, principalmente na logística gastronómica. É importante salientar que este convívio funciona num ambiente familiar onde se encontram os residentes com os ausentes.”

Também António Janeira, emigrante em Paris, afirmou a importância deste convívio “porque encontramos aqui pessoas nossas conterrâneas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, e muitas só vêem uma vez no ano as aqui residentes.”

Maria José Gravito, emigrante em Bordéus, disse-me: “tenho muito orgulho em ter nascido em Lavacolhos e estou há sessenta anos em França. Sempre que tenho possibilidades e não tenha impedimentos, venho à minha terra e nunca falho a este convívio sportinguista.”

José Russo Rei, emigrante em Besançon – França: “trata-se de um encontro da Família Sportinguista de Lavacolhos, que alongamos aos seus familiares. Trabalhamos com ritmo, com dinâmica, olhando para os que nos antecederam, vivendo o presente, com projetos para o futuro. Lavacolhos é uma terra de sportinguistas, mas guardamos respeito a todos os outros que são simpatizantes de outros clubes, principalmente os benfiquistas. Somos diferentes, não alimentamos a má clubite, porque cada um de nós tem as suas tendências, sejam elas sociais, políticas, religiosas, desportivas ou culturais. Nós, Sportinguistas, vamos continuar a olhar para o lema do nosso Clube com força, devoção e glória. Tenho alguma experiência no voluntariado desportivo e não só. Quando era jovem, servi a Associação Portuguesa de Besançon, onde tínhamos vivências culturais, desportivas, sociais e musicais. Lembro-lhe que esta cidade tem mais de três mil portugueses e é uma cidade pioneira na indústria da relojoaria. No campo desportivo, funcionavam as escolinhas de futebol, iniciados, juvenis, juniores até ao futebol sénior. A Equipa Portuguesa de Futebol de Besançon chegou a ter oito equipas de futebol. Através da Associação tínhamos aulas de Português para os nossos filhos e netos, pagando aos professores com o apoio da Maire (Município). Hoje não há ensino de Português, o que é uma pena”.

A noite já ia adiantada e para trás ficaram muitas vivências num dia de são convívio. Ouviram-se músicas alusivas ao Sporting Club de Portugal e os sons do Famoso Grupo de Bombos Zés Pereiras, recordaram-se o escritor e antropólogo Carlos Gravito e o Missionário Jesuíta Joaquim Guerra, e admiraram-se as últimas Casas de Xisto.

António Alves Fernandes

Aldeia de Joanes

Agosto/2019