A catequese é uma acção eclesial, é a Igreja em comunhão, cumprindo a missão evangelizadora de Jesus Cristo – a de levar a Boa Nova a toda a Humanidade. É este espírito de União que se pretende que os baptizados em Cristo comunguem, conservando no seu coração o anúncio e a celebração do Evangelho.
Com isto, temos de no comprometer, progressivamente, a acolher em toda a sua plenitude os jovens na Comunidade Cristã, visando a uma contínua inserção na vida da Fé da Igreja.
Nós crentes, sabemos que só em Cristo se pode encontrar a realização plena, portanto, queremos estimular o encontro com Jesus, como Pessoa e Salvador.
A catequese deve, por isso, conduzir à compreensão da Sagrada Escritura, educando os jovens para a oração, para a gratidão, para a penitência, para as preces confiantes e para o sentido comunitário.
Descobrir Cristo trata-se de encontrar uma dimensão mais profunda no nosso ser, que nos alegra e que nos conduz a um ímpeto de testemunho do amor e da fé que advém do Espírito Santo.
A comunhão com Jesus Cristo leva-nos a assumir um compromisso íntimo com Deus e com a comunidade – tal como os discípulos seguiram o caminho do Mestre. É a isto que Jesus Cristo nos chama. Construindo, portanto, uma identidade cristã definida por atitudes responsáveis e morais que provêm do anúncio da verdade e do amor de Deus.
Desta forma, queremos que cada jovem, encontre em si a responsabilidade de pertencer a uma comunidade Cristã, com a percepção de que todos devemos ter um papel vivo e activo na Igreja.
Assim, vamos nos unir no mesmo rumo, e com o mesmo propósito: o de Viver Jesus Cristo!

Por: Ana Rita Serra Andrade

Comentários

Comentários