Passados dez anos da revolução de Abril, no contexto social do país, ressurgiram as ideias da cultura, do desporto e recreação nas nossas comunidades. Em quase todas as freguesias começaram a aparecer os chamados “ Clubes de Aldeia “.

Nesta linha de ação, um grupo de cidadãos bairristas de Aldeia de Joanes lançou mãos à obra e fundou a ADCRAJ, em 26 de Março de 1984. Começou por uma conversa num Café-Restaurante “ Ao Pé da Bica”, entre quatro amigos, que levaram a ideia à Junta de Freguesia, sita na Rua do Castelo, que deu total apoio à iniciativa. Era Presidente António Costa. Para que seja perpetuado na memória das pessoas, aqui vão registados os nomes daqueles que lançaram os alicerces desta grande instituição. Os seus fundadores têm os seguintes nomes: João Carlos Sousa Ramos, Carlos Manuel da Silva Veríssimo, Jorge Manuel Godinho Sampaio, Victor Manuel Gonçalves de Sousa, Joaquim António Lourenço Monteiro, António Simão Ramos, Higino Serra da Cruz, José Carlos Gonçalves de Brito, Ernesto Miguel Martins Monsanto, Paula Cristina Nunes Leitão Valente Venâncio, Adelino Craveiro Abrantes, Rui Manuel de Sousa Ramos e Joaquim José Ferreira Sampaio. Estes foram os obreiros desta Associação.

Iniciou as suas funções no Largo de Santiago, na casa de Hermínia Alves Nogueira, saindo dali para a Rua Nova, para uma casa da D. Estela, junto ao seu forno. Dali saíram para as novas instalações da Junta de Freguesia, no Bairro Fagundes. Com a inauguração, há cerca de dez anos disfruta de amplas e modernas instalações.

Há trinta anos iniciou como atividade desportiva o atletismo, modalidade menos onerosa e com duas vertentes: o funcionamento de uma “ Escola de Atletismo “ e uma Equipa Sénior. Esta Equipa Sénior participou em diversas provas regionais e nacionais. Organizou também provas de atletismo com a presença dos maiores vultos do atletismo de Portugal.

Em fase de crescimento, foi criado uma seção de cicloturismo, organizando diversas provas de cariz regional e nacional.

Nestas modalidades e com o esforço dos inúmeros atletas beneficia de uma invejável sala de trofeus, inúmeras medalhas, taças e diplomas de participação. Honra e glória aos seus heróis, atletas e colaboradores voluntários que deram o seu melhor para prestigiar a Associação e Aldeia de Joanes.

Nesta linha de ação e no aspeto cultural, com o apoio da Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes, sem esquecer todo o executivo, é bom relembrar a ação do Secretário da Junta, José Adelino Lambelho Proença, surgiu uma atividade de grande importância para a juventude de Aldeia de Joanes ligada à música, o Rancho Folclórico Infantil – “ As Florinhas da Aldeia“ -, e para os mais idosos o “ Grupo de Cantares”, que percorreram o país com diversas atuações, chegando este último a gravar um CD.

 A Associação, organizava diversas festas desfrutava de um Bar, onde os mais idosos dispunham de um espaço para conversar, conviver e praticar diversos jogos de mesa.

Na década de noventa, sentiu-se necessidade de alterar os modelos de gestão e começou-se a apostar em atividades que permitissem uma certa estabilidade e sustentabilidade económica, sem se afastar da sua componente social. Iniciou o apoio às crianças e jovens da Freguesia de Aldeia de Joanes, através do ATL, desenvolvendo atividades recreativas, ginástica de manutenção e danças de salão. São muitos e diversificados os motivos para um novo rumo desta Associação. Aldeias de Joanes, os seus habitantes nestes últimos anos abandonaram as atividades agrícolas, centralizam as suas atividades profissionais na sede do Concelho.

Atualmente a ADCRAJ proporciona aos seus sócios as seguintes atividades: a ATL do 1º Ciclo, duas classes de ginástica de manutenção, um ginásio de cardiofitness, duas classes de ballet, uma classe de hip-hop, uma classe de danças de salão, uma classe de karaté, uma classe de ginástica artística, uma sala de estudo para acompanhamento de alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Além disso, em colaboração com a Câmara Municipal do Fundão, a Associação cedeu duas salas, onde funcionam as aulas do 1º Ciclo.

Estas infraestruturas de Aldeia de Joanes estão sempre disponíveis para eventos importantes da vida da comunidade local: atividades de carater religiosas, convívios escutistas, eventos da Cáritas paroquial, apresentação de livros, exposições, atuação de recitais de música, teatro, entre outros.

No passado dia 26 de Março, festejaram-se trinta anos, na presença de vários representantes de instituições, sem se notar a ausência daqueles que por missão deviam estar presentes. Cerca de cento e cinquenta crianças, com as suas educadoras, professoras e funcionárias, e com o Presidente da Associação -Professor Luís António Osório- cantaram os parabéns. Longa vida e muitas felicidades à ADCRAJ (Associação Desportiva Cultura Recreativa de Aldeia de Joanes).

 

António Alves Fernandes

Aldeia de Joanes

Março/2014

Comentários

Comentários