ALDEIA DE JOANES – ENCONTRO ANUAL DA FAMÍLIA

 

“O Segredo é que o AMOR é forte e o momento da discussão aconselha aos esposos não acabarem o dia sem fazerem as pazes”

Papa Francisco

 

 

Há sete anos, por iniciativa de Natália Bernardo, lançou-se em Aldeia Nova do Cabo a semente que germinaria num convívio regular para melhor conhecimento dos nossos familiares, concretamente dos Lambelhos, dos Bernardos de Campos e dos Roxos.

Todos têm as portas abertas para estar neste Encontro, que já deu bons frutos em Aldeia Nova do Cabo, na Quinta da Ramalha, na Quinta da Nave de Cima em Aldeia de Joanes, em Pero Viseu e em Alcaria.

Em 2016, em boa hora foi escolhida a Comissão Organizativa deste evento familiar (só lá faltou a bênção do Senhor Bispo), constituída pelos familiares José António Lambelho, Clara Ramos e José Adelino Proença Lambelho, que aceitaram gentil e responsavelmente toda esta organização, que não cai do Céu, exigindo trabalho e dedicação. Também era necessário passar o testemunho, uma vez que dois eventos já tinham sido organizados por Natália Campos com o seu marido.

Neste mais recente Encontro, são recordados os que partiram antes de nós, participando quase todos na Eucaristia Dominical.

As mãos miraculosas da D. Rosa, mestre em doçarias, ajudadas pelas companheiras conterrâneas de Aldeia de Jones, garantem doçura ao nosso Encontro, além da cozedura do pão, transportado para a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Aldeia de Joanes, onde é servido um almoço com mais de cem pessoas presentes. No final do Encontro, há um lanche com as doçarias tradicionais da Páscoa e outra iguarias, saboreadas ao som dos instrumentos musicais. Lêem-se também mensagens das pessoas ausentes por motivos de força maior.

No convívio, dois pais a morar em Aldeia de Joanes há pouco tempo contam que os filhos, a residir na Rua Manuel Bernardo Campos e na rua Michel Giacometti, levaram como trabalho de casa da Escola a redacção de um texto sobre as figuras que dão nome às suas ruas e as razões dessa toponímia.

No caso de Manuel Bernardo Campos, meu sogro e avô materno dos meus filhos, as pessoas mais idosas sabem as razões dessa atribuição,  sabem  que o seu carro, a qualquer hora do dia ou da noite, era o seu táxi gratuito para os socorrer em qualquer aflição. Era o 112 da época, levava os doentes para o hospital, transportava as crianças e os mais idosos. Manuel Bernardo Campos lá estava sempre,  bom conselheiro, nobre e justo, além de grande conhecedor da sua Aldeia e colaborador em todos os eventos. Era um  Samaritano do povo. Desempenhou diversos  cargos sem ganhar um tostão, até o “petróleo” que gastava leva-o de casa. Era um Homem sempre de frente para os outros, procurava ajudar todas as pessoas sem excepção, valendo-se muitas vezes dos seus conhecimentos de enfermagem, o que lhe permitiu salvar várias vidas em risco. O meu saudoso Pai muitas vezes me dizia e contava: “vão passar muitas gerações até aparecer um HOMEM com a estatura moral de Manuel Bernardo. Sem quase nos conhecer, viu a tua Mãe muito doente, acamada na casa da Senhora Esperança Lambelho. Ali se deslocava três vezes ao dia para lhe dar a medicamentação e algumas colheres de sopa, pois mais não podia comer. Graças aos cuidados dele, no final de algumas semanas estava melhor. Nunca esqueças os gestos deste Homem solidário”.

Manuel Bernardo Campos faleceu aos cinquenta anos, muito novo para o tanto que tinha para nos dar. Pela sua grandeza de alma, por toda a sua dedicação, a Assembleia e a Junta de Freguesia resolveram atribuir o seu nome a uma rua.

A Rua de Giacometti também não é esquecida. Uma menina dá o conveniente esclarecimento: “foi um músico que andou nos campos de Aldeia de Joanes a fazer gravações de músicas antigas”.

Importa lembrar aos mais novos a importância destas figuras na história local, por isso cumprimento a Professora por esta iniciativa.  

Felicito, para terminar, toda a equipa que trabalhou neste belo Encontro de Amizade e Reconciliação, realçando o empenho da Comissão Eleita.

A nova Comissão para 2018 é constituída por Clara Ramos, Jorge Ramos, João António Lambelho, Francisco José Mendes e Rui Ramos, que contarão com o apoio de todos os familiares.

 

António Alves Fernandes

Aldeia de Joanes

Maio/2017

ALDEIA DE JOANES - ENCONTRO ANUAL DA FAMÍLIA

ALDEIA DE JOANES – ENCONTRO ANUAL DA FAMÍLIA

Comentários

Comentários