ALDEIA DE JOANES – PARTILHAR O NATAL

A Catequese Paroquial de Aldeia de Joanes, no dia 18 de Dezembro (4º Domingo do Advento), organizou uma visita aos idosos do Lar de Nossa Senhora do Amparo.

A representante da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Dr.ª Maria João Rico, rica no nome, mas também com uma riqueza de simpatia e delicadeza, recebeu as crianças acompanhadas pelas Catequistas e seus Pais, à entrada das instalações da Instituição.

Ao entrarmos no Lar todos ficámos encantados com o Presépio construído com troncos de oliveira, musgo e panos da azeitona. Uma maravilha que merece um prémio, uma referência honrosa.

Cláudia Patrícia Nunes Melfe, porta-voz das Catequistas, proferiu as seguintes palavras: ”O Natal é um tempo de alegria, partilha, amizade, esperança, generosidade e carinho. O Natal é também tempo de visita e união, é nesta época que as famílias se juntam e partilham momentos. Porém, há muitas pessoas que não têm esse privilégio e olham para o Natal como tempo de solidão e tristeza. Felizmente existem sucessivas campanhas de solidariedade para os mais necessitados, e apelo para visitas, ações e atividades para com os idosos, doentes, os mais sós e tristes. A bondade e a disponibilidade fazem com que se leve alegria e luz a essas pessoas, incluindo neste grupo os nossos idosos. Assim, a Catequese de Aldeia de Joanes não quis deixar passar esta época Natalícia sem vos fazer uma visita, como sinal de solidariedade, amizade e amor. Estamos aqui para partilhar uns momentos convosco. Este encontro de gerações é importante, porque as crianças apercebem-se dos verdadeiros valores do Natal, muitas vezes esquecidos, e do quão é importante visitar os idosos de forma a conseguirem ver a felicidade estampada nos seus rostos. Por outro lado temos os idosos a sentirem-se felizes e acarinhados, por verem aqui as crianças, sentindo que alguém se lembrou deles e que lhes vieram dar um pouco de alegria e luz neste Natal, através de frases e músicas de esperança.

Também os Catequistas de Aldeia de Joanes quiseram deixar uma lembrança de amizade, com a oferta de um Registo de Nossa Senhora do Amparo.

Agradecemos à Santa Casa da Misericórdia do Fundão, na pessoa da Dr.ª Maria João Rico, aqui presente, a autorização e concretização desta visita.

Desejamos a todos um Feliz e Santo Natal, com votos de muitas Felicidades, Saúde, Amor e Paz”.

Seguiu-se um jogo de jograis, um texto preparado pelas catequistas, lido por estas e pelas crianças do 2º, 3º e 5º Anos da Catequese, versando o tema das mães e avós.

A catequista Maria Manuela Marques Bernardo Fernandes, por indicação da Dr.ª Maria João Rico, entregou o Registo de Nossa Senhora do Amparo, em nome das Catequistas, à representante dos utentes daquele Lar, Esperança Maria Lambelho. O arranjo floral foi entregue pelas crianças à utente Maria Isabel Reis dos Santos e colocado junto à imagem de Nossa Senhora, e ainda foi oferecido um Cartão de Boas Festas, para as funcionárias deste Lar, tendo sido entregue a Maria Teresa Salvado Fernandes de Brito.

Uma jovem da Catequese – Matilde Martins Esperanço-, tocou no seu acordeão diversas músicas alusivas ao nascimento do Menino Jesus e ao Natal.

Antes de terminar a visita, invocou-se a proteção de Nossa Senhora do Amparo com uma oração coletiva, lembrando o Pároco, a Catequista Maria Lurdes, que por motivos familiares esteve ausente, e todos os utentes daquele Lar.

A Dr.ª Maria João Rico, na despedida, proferiu palavras de agradecimento referindo que “foi com muito amor e carinho que aqui vos recebemos. Esta Casa está sempre aberta às vossas iniciativas”.

O Agrupamento 1335 do CNE de Aldeia de Joanes partilhou da Ceia do Natal e da Eucaristia do 4º Domingo do Advento numa cerimónia simples. Duas escuteiras levaram a Lanterna com a Chama de Belém e colocaram-na junto à Coroa do Advento, para na Missa do Galo todos aqueles que quiserem, levar a Luz da Paz, para suas casas e juntá-la ao Presépio.

António Alves Fernandes

Aldeia de Joanes

Dezembro/2016

Comentários

Comentários