Nomeações de sacerdotes na Diocese da Guarda

 

No exercício da sua responsabilidade de governo pastoral da Diocese, compete ao Bispo nomear para as comunidades paroquiais e outras, dentro do possível, os ministros necessário, a começar pelos sacerdotes, a fim de garantir o seu funcionamento e sobretudo o seu crescimento na vida da Fé.

Agora, depois de intensos e variados contactos com sacerdotes e outras pessoas e instituições, sempre vividos em comunhão de Fé, de oração e da mesma solicitude pastoral, alicerçado no diálogo pessoal com cada um, havemos por bem tornar públicas as seguintes nomeações de sacerdotes. Esperamos que sejam recebidas pela Diocese e por todas as suas comunidades cristãs em verdadeiro espírito de Igreja e de comunhão na mesma Fé.

  1. Rev. do Padre Paulo José Sequeira Figueiró – Reitor do Seminário Maior, em substituição do Rev. do Padre Joaquim Cardoso Pinheiro.

  2. Rev. do Padre Joaquim Cardoso Pinheiro – Ligado à Paróquia de S. Miguel da Guarda, na qualidade de cooperador pastoral, enquanto conclui tese de doutoramento em Filosofia.

  3. Rev. do Cónego António Carlos Marques Gonçalves – Ecónomo da Diocese, em substituição do Rev. do Cónego Carlos Augusto Pina Paula, que também é dispensado das funções de Vigário Geral, conforme seu insistente pedido.

  4. Rev. do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos – Pároco da Paróquia de S. Martinho, em substituição do Rev. do Padre Agostinho José Rafael, que continua a garantir a cooperação pastoral.

  5. Rev. do Padre Fernando Brito dos Santos e Henrique Manuel Rodrigues dos Santos –  Párocos in solidum da Paróquia de Santa Maria (Covilhã), sendo este o moderador, em substituição do Rev. do Padre Agostinho José Rafael, que mantém cooperação pastoral.

  6. Rev. do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos – Diretor adjunto do Centro Cultural e Social da Covilhã, continuando Diretor o Rev. do Padre Fernando Brito dos Santos.

  7. Rev. do Padre Jorge Manuel Pinheiro Castela e Delfin Pires, párocos in solidum das paróquias de Lameiras, Vendada, Lamegal, Atalaia, Manigoto, Pomares e Vascoveiro, Sendo moderador o primeiro. Substituem o Rev. do Padre Manuel Elias Ferreira.

  8. Rev. do Padre Manuel Fernando Presa Valente – administrador paroquial das Paróquias de Terrenho, Torre do terrenho, Guilheiro e Sebadelhe, em substituição do Rev. do Padre Jõao Pires Madeira, que continua a garantir cooperação pastoral.

  9. Rev. do Padre Celso Rocha Marques – Pároco de Carnicães e Torres, em substituição do Rev. Padre Manuel Fernando Presa Valente.

  10. Rev. do Padre João André Gomes Marçalo – Pároco de Vale de Mouro, em substituição de Rev. do Padre Celso Rocha Marques.

  11. Rev. do Padre João António Gonçalves Barroso – administrador paroquial das paróquias de Sabugueiro, S. Tiago e Carragosela, sendo seu cooperador pastoral o Rev. do Padre Jorge Gouveia. Substituem o Rev. do Padre Rogério Mota Miranda.

  12. Rev. do Padre Eduardo Jorge Nunes Mendes – Pároco de Malcata, S. to Estêvão, Moita, Casteleiro, Senhora da Póvoa e Meimão, substituindo o Rev. do Padre César António da Cruz Nascimento.

  13. Rev. do Padre André Manuel Esteves Roque – Pároco da Silvares, substituindo o Rev. do Padre Jorge Manuel Tavares Colaço, que administrou esta paróquia na qualidade de arciprestes e de Aldeia de S. Francisco e S. Jorge da Beira, em substituição do Rev. do Padre Luís Miguel Pardal Freire.

Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

Ano Pastoral

Ano Pastoral

Comentários

Comentários