Comunidade Mineira celebra a Fé na Solenidade de Cristo Rei

Celebração contou com a presença de três Bispos

No passado sábado 24 a Comunidade Mineira das Paróquias de Aldeia de S. Francisco de Assis e S. Jorge da Beira, reuniram-se em grande clima de festa para celebrar a Solenidade de Cristo Rei, na Igreja da Capelania da Barroca Grande, sob a presidência do Bispo Diocesano, D. Manuel Felício, concelebrado D. Serafim da Silva Ferreira, bispo emérito de Leiria – Fátima  e D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre – Castelo Branco.

Esta celebração ocorreu em grande ambiente de fé, na qual se invocou Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, e na qual D. Manuel Felício exortou a comunidade a dar provas da sua fé, sem a qual o homem actual não pode avançar nas dificuldades do tempo presente.

Esta celebração surgiu para fazer culminar a visita de D. Serafim e D. Augusto César, que manifestaram o desejo de conhecer o interior da Mina. A visita dos senhores bispos, que decorreu em cerca de duas horas, ao interior da Mina, foi acompanhada por alguns sacerdotes, bem como pela Administração da Empresa Sojitz Beralt Tin & Wolfram, e pelo Presidente da Junta de Freguesia da Aldeia de S. Francisco de Assis.

Mediante esta efeméride, o pároco e capelão das Minas da Panasqueira, Pe. Luís Freire, manifestou a profunda satisfação por esta visita e acima de tudo, porque se revelou “uma grande oportunidade para a união daquelas três comunidades cristãs, marcadas pela identidade mineira, trabalho que tem vindo a ser feito e que, com a presença dos senhores bispos, recebeu mais uma motivação”, referiu.

Dentro do Programa Pastoral daquela zona, a Celebração que evidenciou o Ano da Fé que se vive em toda a Igreja, o bispo diocesano, terminou a celebração eucarística derramando a bênção sobre os mineiros presentes e deixou palavras de estímulo ao seu trabalho.

Pe. Luis Miguel Pardal Freire

Comentários

Comentários