No dia 17 de maio tivemos a última sessão do curso de iniciação de catequistas.

Após as últimas ações de formação em que estivemos focados no “ser” e no “saber”, debruçá-mo-nos finalmente no “saber fazer”.

Refletimos, portanto, sobre a melhor forma de pôr em prática num grupo de catequese o que se aprendeu, recorrendo não somente à ajuda das ciências da educação, mas, sobretudo, tendo como ponto de referência a pedagogia divina e, mais concretamente, a do próprio Senhor Jesus Cristo – o primeiro e melhor catequista.

É de realçar a competência e dinamismo dos nossos formadores que, expuseram de forma muito clara os vários passos de uma sessão de catequese: “Experiência Humana, Palavra de Deus e Expressão de Fé”, vincando bem que a catequese parte da vida e vai para a vida.

A aplicação destes conhecimentos foi materializada com uma catequese ao vivo, com crianças que se deslocaram da freguesia de Vide, o que nos permitiu “ Aprender vendo”.

Em seguida fez-se a avaliação do encontro, unanimemente considerada extremamente positiva.

Partilhámos um lanche – convívio em que pudemos confraternizar com todos os presentes.

O encontro encerrou com a Eucaristia, na igreja matriz de Seia, presidida pelo sr. reitor, pe. Teixeira, na qual concelebraram o director do Secretariado Diocesano da Catequese, sr. pe. Valter, o nosso pároco, sr. pe Hugo e o diácono, Manuel Gonçalves.                  .

Na homília, o sr. pe. Valter   dirigiu aos Catequistas palavras de incentivo, ao empenhamento nesta missão de anunciar Cristo.

São Borges e Maria Manuela

 

Comentários

Comentários