Diocese da Guarda: Mensagem do bispo diocesano por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

MENSAGEM AO POVO DE DEUS – DIA DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES

Na próxima sexta-feira, dia 8 de Junho, celebramos a Solenidade do Coração de Jesus. Desde há alguns anos que este dia é dedicado à oração pela santificação dos sacerdotes.

Ora, a mensagem publicada pela Congregação do Clero, depois de lembrar que “a Igreja e o mundo precisam de sacerdotes santos” convida-nos a nós sacerdotes a viver este dia 8 de Junho diante do quadro evangélico da Transfiguração e em três momentos.

O primeiro deles é subir ao alto, como o fizeram Pedro, Tiago e João, respondendo ao convite de Jesus. Isto significa retirar-nos, com regularidade, do burburinho quotidiano das nossas ocupações e termos momentos fortes de oração. Fazemos, assim, a experiência de caminhar com Jesus para o Tabor da presença de Deus.

De facto, a vida sacerdotal é, antes de mais, o deixar-se transformar pela Graça de Deus para que o coração de cada um de nós sacerdotes se identifique cada vez mais com o Coração de Cristo.

O terceiro momento deste quadro da Transfiguração é a opção corajosa por descer e ir ao encontro das pessoas que estão no mundo, levando-lhes a diferença da luz, do amor e da misericórdia de Deus. Também os três discípulos que acompanharam Jesus venceram a tentação de ficar ali para sempre, no aconchego daquela experiência deslumbrante, mesmo sem tenda para eles, longe do mundo e das suas dificuldades. Desceram do monte e foram ao encontro do mundo, levando consigo a diferença que neles colocou a experiência maravilhosa do encontro com Jesus transfigurado.

Nesta solenidade do Coração de Jesus, pede-se ao Povo de Deus uma oração especial pela santificação de todos nós sacerdotes. E quando nos encontramos em tempo de recepção da nossa Assembleia Diocesana, sentimos bem ao vivo que só a entrega dedicada de sacerdotes santos a esta causa pode dar fundada esperança de renovação à nossa Diocese e suas instituições.

Pede-se que, na próxima sexta-feira, Solenidade do Coração de Jesus, este convite à oração pela santificação dos sacerdotes seja lembrado em todas as comunidades cristãs.

Guarda, 04-06-2018

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

Comentários

Comentários