NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2016-17

Nomeações

1. Rev.do Padre Joaquim Cardoso Pinheiro – Pároco de Seia. O Rev.do Padre Joaquim Teixeira fica dispensado de responsabilidades pastorais específicas.

2. Rev.do Padre Paulo Jorge Oliveira do Carmo, Pároco de Paranhos da Beira, Tourais e Girabolhos, sendo seu cooperador pastoral para estas mesmas paróquias o Rev.do Diácono Amadeu Duarte Gonçalves Antunes. O Rev.do Padre José Soares Coelho fica dispensado de responsabilidade pastorais específicas.

3. Rev.do Padre José António Dionísio de Sousa, Pároco “in solidum” das paróquias de S. Miguel da Guarda (Estação), S. Pedro e S. Miguel do Jarmelo e Gonçalbocas, continuando moderador o Rev.do Padre António Carlos Marques Gonçalves.

4. Rev.dos Padre João Carvalho Nunes e Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela – cooperadores pastorais do Rev.do Padre José António Dionísio de Sousa para as paróquias do Vale do Mondego – Misarela, Vila Soeiro, Pero Soares, Faia, Aldeia Viçosa, Porto da Carne e Cavadoude.

5. Rev.do Padre Carlos Manuel Gomes Helena – Pároco de Vila Franca das Naves, Moimentinha, Granja, Póvoa do Concelho, Feital, Vale de Mouro e Vilares.

6.Diácono Pedro Inácio Fernandes- administrador paroquial das paróquias de Velosa, Açores, Baraçal, Minhocal, Maçal do Chão e Fornotelheiro, tendo em conta o Cânone 517, § 2º e sendo confiado ao Rev.do Padre Manuel Elias Ferreira o específico do Ministério Sacerdotal nestas mesmas paróqui-as.

7. Rev.do Padre José Luís dos Santos Farinha – Pároco de Aldeia Nova do Cabo e Aldeia de Joanes, ficando dispensado destas funções o Rev.do Padre Casimiro Mendes Serra.

8. Rev.do Padre Casimiro Mendes Serra – Pároco “in soli-dum” das paróquias de Souto da Casa, Castelejo e Telhado, sendo moderador o Rev.do Padre José Luís dos Santos Farinha.

9.Rev.do Padre Celso Rocha Marques – Pároco de Ferro e Pera Boa, ficando o Rev.do Padre Manuel Francisco Domingos dispensado de responsabilidades pastorais específicas.

10.Rev.dos Padres Jacek Cesary Baginski e Elísio do Rosário Gama, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino – Párocos “in solidum” das paróquias de Tortosendo, Cortes e Unhais da Serra, sendo moderador o primeiro e cessando as mesmas funções os Rev. dos Padres José Luís de Sousa Pimenta e Manuel Pedrosa Soares, também da Congregação dos Missionários do Verbo Divino.

Estas nomeações para funções paroquiais terão a sua tomada de posse até final do mês de Setembro.

Desejo reconhecer e agradecer a generosidade dos nossos padres e diáconos, mais uma vez manisfesta-da nas mudanças que foi necessário efectuar.

Peço às diferentes comunidades envolvidas nas mudanças que recebam bem os padres e diáconos que lhes são enviados e àquelas a que a quem foi pedido para dispensarem os que as serviram que compreendam a necessidade de colocarmos o bem comum da Diocese acima dos interesses e gostos particulares.

Peço também aos grupos de cooperadores pastorais das paróquias e conjuntos de paróquias que aprofundem cada vez mais a colaboração com os seus párocos. Procurem criar-lhes as condições necessárias para eles se poderem dedicar cada vez mais ao que lhes é especifico, ou seja, ao anúncio da Palavra, promovendo a evangelização e à celebração da Fé, nas comunidades.

Que o Senhor abençoe todo o nosso trabalho, por intermédio de Maria Santíssima, no ano pastoral 2016-17, ano em que, por graça de Deus, realizaremos a nossa Assembleia Diocesana, a qual estamos a preparar desde há três anos.

Guarda e Cúria Diocesana, 21 de julho de 2016

+ Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

19423160461_57819ce9b7_z

Comentários

Comentários