Nomeações para responsabilidades paroquiais

  1. Rev.dos Padres Bruno António Loureiro Lopes e Joaquim António Morais Martins: Párocos “in solidum” de Benquerença, Meimoa, Meimão e Vale da Senhora da Póvoa, sendo moderador o Rev.do Padre Joaquim António Morais Martins. Agradecemos ao Rev.do Padre Eduardo Jorge Nunes Mendes o trabalho realizado como pároco das duas últimas e desligamo-lo desta responsabilidade.
  1. Rev.do Padre Eduardo Jorge Nunes Mendes: Pároco de Soito e Quadrazais. Agradecemos ao Rev.do Padre António Dias Domingos o serviço prestado como pároco destas duas paróquias, responsabilidade da qual o desligamos, aceitando a sua disponibilidade para continuar como colaborador pastoral do Pároco.
  1. Rev. dos Padres José António Dionísio de Sousa e Hélder José Tomás Lopes: párocos “in solidum” das paróquias de Santa Maria e S. Martinho (Covilhã), sendo moderador o primeiro. Agradecemos aos Reverendos Padres Carlos Manuel Dionísio de Sousa e Agostinho do Nascimento Rafael o serviço prestado como párocos “in solidum” desta paróquia, responsabilidade da qual os desligamos. Aceitamos agradecidos a colaboração que este último puder continuar a prestar como cooperador pastoral. Agradecemos aos Rev.dos Padres Henrique Manuel Rodrigues dos Santos e Fernando Brito dos Santos o serviço prestado como párocos “in solidum” da Paróquia de Santa Maria e desligamo-los desta responsabilidade.
  1. Rev.do Padre Hélder José Tomás Lopes – Pároco das paróquias de Boidobra e Peso, substituindo o Rev.do Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa, que desligamos desta responsabilidade paroquial e a quem agradecemos os serviços prestados.
  1. Rev.do Padre José António Dionísio de Sousa: Pároco de Vila do Carvalho e S. José, substituindo o Rev.do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos,  que desligamos desta responsabilidade paroquial e a quem agradecemos os serviços prestados. Para o serviço pastoral nestas duas paróquias continua nomeado o Rev.do Diácono José Manuel A. Malaca.
  1. Rev.do Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa: Pároco de S. Gião, Sandomil, Vila Cova de Seia, Carragosela e S. Tiago. Agradecemos ao Rev.do Padre António Carlos dos Santos Martins os serviços até agora prestados como pároco destas paróquias, responsabilidade da qual o desligamos.
  1. Rev.do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos: Pároco das paróquias de S. Miguel da Guarda, Gonçalbocas e S. Pedro e S. Miguel do Jarmelo. Como seu cooperador pastoral é nomeado o Rev.do Diácono António Bernardino Santos Diogo, que fica desligado das responsabilidades pastorais até agora exercidas no arciprestado do Rochoso. Agradecemos aos Rev.dos Padres António Carlos Marques Gonçalves e José António Dionísio de Sousa o serviço de párocos “in solidum” destas paróquias até agora prestado, responsabilidade da qual os desligamos.
  1. Rev.do Padre Luís Marques de Brito, dos missionários da Consolata e com autorização do seu Superior Provincial: administrador paroquial das paróquias de Sameice, Santa Eulália, Travancinha, Torroselo, Folhadosa e Várzea de Meruje, com a cooperação do Rev.do Padre Luís Manuel Cardoso Nunes. Substitui o Rev.do Padre Nuno Maria Almeida Silva, que é dispensado deste serviço paroquial para um tempo sabático que ele pediu.
  1. António Carlos dos Santos Martins: Pároco das paróquias de Gonçalo, Seixo Amarelo, Vela, Benespera e Ramela, integrando também a equipa do Seminário da Guarda. Substitui o Rev.do Padre Joaquim Álvaro Bastos na responsabilidade de administrador paroquial das duas primeiras, a quem agradecemos os serviços prestados e desligamos desta responsabilidade; substitui o Rev.do Padre Serafim da Conceição dos Santos Reis nas últimas três, a quem agradecemos os serviços prestados e que desligamos desta responsabilidade para se dedicar ao serviço do Pré-Seminário, substituindo nesta missão o Rev.do Padre Hélder José Tomás Lopes, a quem agradecemos os serviços prestados.
  1. Rev.do Padre António Luciano dos Santos Costa: administrador paroquial das paróquias do Vale do Mondego (Pero Soares, Vila Soeiro, Misarela, Faia, Cavadoude Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Porto da Carne), com a colaboração dos serviços paroquiais da Sé e S. Vicente (Guarda). Desligamos o Rev.do Padre José António Dionísio de Sousa das funções de pároco destas paróquias, agradecendo-lhe os serviços prestados.
  1. Rev.do Padre Jacek Cesari Baginski, dos Missionários do Verbo Divino, com apoio da comunidade religiosa dos sacerdotes de que é superior, sediada no Tortosendo e com a devida autorização do seu Superior Provincial:  administrador paroquial, das paróquias de Paul, Erada, Casegas e Sobral de S. Miguel, substituindo o Rev.do Padre Fernando Brito dos Santos, que desligamos das responsabilidades de administrador paroquial destas paróquias e a quem agradecemos os serviços prestados.
  1. Rev.do Padre Joaquim Cardoso Pinheiro: Pároco da paróquia de Sabugueiro, substituindo o Rev.do Padre António Carlos dos Santos Martins, que desligamos destas funções e a quem agradecemos os serviços prestados.
  1. Rev.do Padre Hugo Alexandre Pichel Martins: Pároco da paróquia de Tamanhos Agradecemos ao Rev.do Padre Alfredo Marques Gabriel os serviços prestados  a esta paróquia durante muitos anos.
  1. Rev.do Padre José Manuel Martins de Almeida: administrador paroquial das paróquias de Vide-entre-Vinhas, Cortiçô da Serra e Salgueirais, dando continuidade ao serviço pastoral do Rev.do Cónego Carlos Augusto Pina Paula, que o Senhor chamou a si no mês passado.

Nota: O início destes novos serviços pastorais paroquiais terá lugar durante o mês de outubro, devendo as datas respectivas ser acordadas entre quem cessa funções e quem as inicia.

Guarda, 23.9.2017

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

DIOCESE DA GUARDA: NOMEAÇÕES – ANO PASTORAL 2017 / 2018

DIOCESE DA GUARDA: NOMEAÇÕES – ANO PASTORAL 2017 / 2018

Comentários

Comentários