Nomeações 2018 | 2019

Diocese da Guarda

Nomeações

1. Rev.do Padre António Carlos Marques Gonçalves, adminis­trador paroquial das paróquias de Pínzio, Safurdão, Atalaia e Carvalhal, no arciprestado de Pinhel, sendo seu cooperador pastoral o Rev.do Padre Abel, que recebemos vindo do Presbitério da Diocese de Sumbe, Angola. Substitui nestas funções o Rev.do Padre Joaquim Álvaro de Bastos, que das mesmas desligamos e a quem agradecemos os serviços até agora prestados.


2. Rev.do Padre Joaquim Álvaro de Bastos, administrador Paroquial das Paróquias do Mondego (Vila Soeiro, Pero Soares, Mizarela, Faia, Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego, Porto da Carne e Cavadoude), no arciprestado da Guarda, contando com o poio dos párocos e dos serviços paroquiais das paróquias da Sé e S. Vicente, bem como com outros colaboradores já anteriormente indicados, substitu­indo nestas funções Sua Excª Reverendíssima D. António Luciano dos Santos Costa chamado, por nomeação do Santo Padre, em 3 de maio último, à responsabilidade de Bispo de Viseu, tendo já assumido estas funções no passado dia 22 de julho.


3. Rev.do Padre Joaquim Cardoso Pinheiro, Pároco da Paróquia de S. Romão, no arciprestado de Seia, substituindo o Rev.do Padre José Moreira Martinho, que pediu para ser desvinculado desta responsabilidade e dela o desligamos, aceitando a sua disponibilidade para colaborar com o novo Pároco, na media em que as suas forças físicas o permitirem. Agradecemos-lhe, desse já, toda a exemplar dedicação ao serviço desta Paróquia durante mais de seis décadas.


4. Rev.do Padre Rui Miguel Manique Nogueira, Pároco das Paróquias de Fatela e Alcaide, até agora confiadas ao Rev.do Padre Jorge Manuel Tavares Colaço, que desligamos dessa responsabilidade e a quem agradecemos os serviços presta­dos; Alcongosta, Donas e Valverde, até agora confiadas ao Rev.do Padre Américo da Encarnação Vaz, que, a seu insis­tente pedido, desligamos desta responsabilidade e a quem também agradecemos os serviços prestados. O Rev.do Padre Rui Manique cuidará estas paróquia em próxima colaboração com o Rev.do Padre Jorge Manuel Tavares Colaço.


5. Rev.do Padre Sérgio Diz Nunes, S.J., Pároco “in solidum” da Paróquia de S. Pedro, na Covilhã com os Rev.dos Padres também S.J., Rafael Fernando Melo e Castro Forjaz Morão e Manuel Freire Lobo Vaz Pato, sendo moderador o primeiro e continuando os dois últimos a missão que já lhes estava anteriormente confiada


6. Rev.do Padre Jacek Cesary Baginski, Reitor do Santuário de Nossa Senhgora das Dores do Paul, com o encargo de dinamizar as ofertas de vida espiritual naquele lugar que dispõe de excelentes condições logísticas e ambientais.


7. Rev.do Padre Serafim da Conceição dos Santos Reis, da equipa do Seminário da Guarda, membro da equipa forma­dora do Seminário Maior  Interdiocesano, em Braga, criado pelas Dioceses de Guarda, Lamego, Bragança e Viseu e que cumpriu o seu 5º ano de funcionamento.


8. Rev.do Padre Paulo José Sequeira Figueiró, que deixa as funções de 1º Reitor do Seminário Maior Interdiocesano, em Braga, continuando com as funções de Reitor do Seminário da Guarda, assume funções de Director da Casa Sacerdotal da Guarda, substituindo Sua Excª Reverendíssima D. António Luciano dos Santos Costa chamado, por nomeação do Santo Padre, em 3 de maio último, à responsabilidade de Bispo de Viseu, tendo já assumido estas funções no passado dia 22 de julho; Director do Pré-Seminário e coordenador da Capela­nia do Estabelecimento Prisional da Guarda, substituindo o Rev.do Padre Serafim, a quem agradecemos estes serviços até agora prestados.


9. Rev.do Padre José Carlos Figueiredo Boto, colaborador da capelania do Hospital Sousa Martins, com o Rev.do Padre Joaquim Álvaro de Bastos e substituindo Sua Excª Reveren­díssima D. António Luciano dos Santos Costa chamado, por nomeação do Santo Padre, em 3 de maio último, à responsabilidade de Bispo de Viseu, tendo já assumido estas funções no passado dia 22 de julho.


10. Rev.do Padre João Rui Carrola Antunes, capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almeida, colaborando com o  Pároco de Almeida, Revd.do Padre Francisco Inácio Fernandes Vilar no exercício desta funções que até agora lhe estavam confiadas.


11. Rev.do Padre Luís Miguel Pardal Freire, Director do Jornal Semanário “Notícias da Covilhã”, substituindo nestas funções o Rev.do Padre Fernando Brito dos Santos, a quem agradecemos os serviços até agora prestados.


12. Rev.do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos, delegado diocesano para a pastoral da Cultura, substituindo neste cargo o Rev.do Padre José Júlio Pinheiro, do qual o desligamos, agradecendo-lhe todos os serviços até agora prestados.


13. O Serviço de mestre de cerimónias, nos pontificais especiais, sobretudo na Sé, presididos pelo Bispo Diocesano, fica confiado à Direcção do Secretariado Diocesano da Liturgia (Rev.dos Padres José  António Dionísio de Sousa e Daniel José Tomé da Silva Cordeiro). Agradecemos a Deus os bons serviços anteriormente prestados pelo Rev.do Cónego Eugénio da Cunha Sério, que o Senhor a Si chamou e pelo qual fazemos oração de sufrágio.

Comentários

Comentários