Encontro com Jesus
Através do Evangelho de Marcos.

O autor da Carta aos Hebreus diz-nos: “Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, em por meio de quem fez o mundo” (Heb 1,1). 7
Por sua vez, o documento do Concílio Vaticano II sobre a Revelação divina lembra-nos: “Nos livros sagrados (Bíblia), o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles” (DV 21)
Deus fala com os homens para lhes revelar a sua vida íntima e constituir com eles uma verdadeira família. Este diálogo e encontro de Deus com os homens atingem o ponto culminante em Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e habitou entre nós (Jo 1,14). Não só no passado mas também hoje, Deus quer falar e fazer amizade connosco. Também hoje Deus continua a falar-nos por meio do Seu Filho. E nós podemos escutar Jesus, de modo especial, através da leitura e meditação dos relatos evangélicos.
Este ano, propomo-nos seguir Jesus, pela mediação do evangelho segundo Marcos. Vamos lê-lo e meditá-lo, numa atitude de escuta, conscientes de que, no hoje da nossa vida, Jesus nos fala pessoalmente a nós, para nos introduzir na vida de Deus e nos mostrar o sentido da nossa vida. Queremos que Jesus se faça ouvir na nossa casa e na nossa família, que Ele possa entrar na vida de cada um de nós. Vamos acolhe-l’O como um amigo, dedicar-lhe algum do nosso tempo e escutá-l’O com atenção.
Ler e meditar um texto por semana, procurando captar o que o texto significa em si e, sobretudo, o que tem para nos dizer a nós, as interpelações e propostas que nos faz, que mudanças exige na nossa vida.
Quando não entendermos alguma coisa, convém ler as explicaçõesque se encontram no rodapé. Se isso não basta, deveremos pedir ajuda a alguém. O pároco está disponível para prestar esse serviço, consciente de que essa é a sua missão.

Compromisso:

Acreditas que Deus fala com os homens e deseja partilhar com eles Sua vida e o Seu amor?
Sim, Creio
Acreditas que Jesus é a Palavra de Deus que se fez homem e que, através d’Ele, Deus nos revela o Seu amor e o sentido da nossa vida?
Sim, Creio.
Acreditas que Deus pode e quer falar connosco através da Sagrada Escritura?
Sim, creio.
Assumes o compromisso de ler e meditar, ao longo do presente ano litúrgico, o evangelho de Marcos, consciente de que precisas conhecer melhor Jesus e fortalecer a tua fé?
Sim, Assumo.

Oração: Senhor, Deus da Palavra e da Verdade, Deus da Vida e do Amor, derramai sobre nós o Espírito Santo e que Ele nos ilumine na leitura e meditação do evangelho segundo Marcos, e, ao mesmo tempo, nos torne perseverantes neste nosso compromisso. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Pe. José Manuel Martins de Almeida

Comentários

Comentários