JMJ 2013, uma experiência maravilhosa e abençoada.

 

Desde que foi anunciado que a Jornada iria acontecer no Rio, já ficamos entusiasmados em participar.

Assim que ficamos sabendo que a Paróquia Santa Rita junto com a JUF estavam se organizando para ir, já procuramos garantir a nossa vaga.

Foi um ano bem corrido para nós, pois além de nossos trabalhos, estávamos cuidando dos preparativos para nosso casamento.

Para nós, foi um presente de Deus, primeiro por ter acontecido no Brasil, nosso país e ainda por cima num estado vizinho, Rio de Janeiro, facilitando muito a nossa ida. Segundo, tivemos o privilégio de participar enquanto ainda somos jovens! E terceiro, tivemos a honra de finalizar nossa lua de mel com a JMJ.

Infelizmente não conseguimos participar muito das reuniões que antecederam e preparavam para a jornada. Mas apesar da correria, estávamos na expectativa, orando e nos preparando para a grande semana!

Antes de irmos para o Rio estávamos em Fortaleza, e no vôo de ida pra jornada, mesmo não estando com o nosso grupo, foi emocionante. O avião estava repletos de jovens, bispos e ainda por cima  com a banda católica Anjos de Resgate, todos rumo à Jornada.

Chegando ao Rio, fomos bem recebidos no aeroporto pelos voluntários da JMJ e super bem recebidos na Paróquia Santa Cecília e Pio X, onde passaríamos o resto da semana. E que semana! Nos divertimos, rezamos, cantamos, reforçamos laços de amizades e fizemos novos.

Momentos indescritíveis, maravilhosos e únicos. A Missa de Abertura foi linda, mesmo debaixo de chuva. A acolhida ao Papa Francisco foi emocionante. Enquanto esperávamos ele passar por Copacabana, nosso coração disparava e na hora que ele passou, foi uma alegria só. Mesmo não chegando tão próximo quanto gostaríamos, foi perto o bastante para ser inesquecível.

A Via Sacra também foi tocante e muito bonita, nunca tinha visto nada igual.

A Vigília pra mim foi o auge, mais de 3 milhões de jovens junto com nosso querido Papa diante do Santíssimo Sacramento em plena oração.

E a missa de Envio foi só alegria! 

O Papa Francisco nos cativa em suas homilias e reflexões, suas palavras e seus gestos  nos tocam e nos fazem refletir. Uma, dentre muitas coisas que ele disse e que nos marcou foi sobre o Campus Fidei: “Queridos jovens, isso significa que o verdadeiro Campus Fidei é o coração de cada um de vocês, é a vida de vocês. E é na vida de vocês que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença. Por favor, deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, e nela possam germinar e crescer”.

Como dizíamos várias vezes lá: A igreja é viva, a igreja é jovem!

E esses 3,7 milhões de jovens, de todo o mundo, reunidos em um só lugar provam isso.

Esperamos ter a graça de participar da próxima Jornada, em Cracóvia.

Andreza e João Paulo

Comentários

Comentários