Lisboa, 30 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo do Porto mostrou-se hoje surpreendido com a sua nomeação, por Bento XVI, como membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), anunciada esta quinta-feira, pela Santa Sé.

“Foi uma total surpressa e agora é mais um serviço”, referiu D. Manuel Clemente à Agência ECCLESIA, acrescentando que “o trabalho semanal nos programas ECCLESIA [RTP 2], desde 1998, e na Renascença, desde 2001, ajudará nesse sentido”.

Para este responsável, “hoje a comunicação social não é um anexo da pastoral, mas sim uma dimensão essencial da evangelização”.

“O mesmo se diga da linguagem ou dos tempos disponíveis para dizer, ver ou escutar. Uma ‘frente’ inevitável da ‘nova evangelização'”, sublinha ainda.

O prelado, nascido em julho de 1948, é atualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e presidiu, entre 2005 e 2011, à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Bispo do Porto desde 2007, D. Manuel Clemente foi antes auxiliar do Patriarcado de Lisboa (ordenação episcopal em janeiro de 2000).

Em declarações à RR, este responsável disse que “hoje em dia viver é conviver, comunicar com aquilo que as novas técnicas permitem” e a “própria comunicação é uma estrutura de vivência e de convivência”.

Sobre a sua experiência com os responsáveis do Conselho Pontifício de que é agora membro, o bispo do Porto diz que se trocam “ideias” e “experiências” e acaba por se “criar um caldo de cultura para que a pastoral da Igreja, no seu conjunto, ganhe esta dimensão comunicacional”.

Além de D. Manuel Clemente, foram nomeados outros nove membros e 11 consultores para o organismo da Santa Sé que tem como missão promover “a ação da Igreja e dos fiéis nas múltiplas formas da comunicação social”.

O Conselho Pontifício promove ainda a celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais, pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica’, 1963).

Em 2006, o Papa tinha nomeado como consultor do mesmo Conselho o sacerdote português António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

RR/OC
in:http://www.agencia.ecclesia.pt

Comentários

Comentários