Um irmão para a Nova-Evangelização

Saudação a D. António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo-Eleito Auxiliar de Braga

A Arquidiocese de Braga, ainda na alegria da Solenidade do Corpo de Deus, dá graças a Deus pelo dom dum novo Bispo Auxiliar.

Em ano de revisão pastoral da nossa identidade, vivência e missão eclesial mediante o espelho da Palavra de Deus, segue-se  agora  um quinquénio que visa meditar no conteúdo da  nossa  fé. Continuaremos assim a tarefa de edificar comunidades alicerçadas na Palavra, a fim de esta amadurecer a fé que é professada, celebrada, vivida, anunciada e contemplada por todos nós.

Com este horizonte, a experiência pastoral e a formação na área da catequética de D. António Manuel Moiteiro Ramos regozija-nos por podermos crescer com um irmão que, graças aos seus conhecimentos, em muito nos entusiasmará nos caminhos da nova-evangelização, que o Papa Bento XVI nos exorta (Porta Fidei, 7). Aliás, o seu lema episcopal assim comprova esta urgência: “É preciso que Jesus reine!” (1 Cor 15, 25).

Queremos, desde já, testemunhar e assegurar a mais profunda unidade eclesial dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos desta Igreja que está em Braga. Desta forma, a Arquidiocese manifestará a sua alegria, acolhendo-o no dia das Ordenações Presbiterais, a 15 de Julho na Cripta do Sameiro, e participando na sua ordenação episcopal a 12 de Agosto.

Em nome da Arquidiocese de Braga, saúdo-o por esta sua nomeação episcopal, felicito os seus familiares, agradeço a comunhão  eclesial da  nossa irmã Diocese da Guarda e alegro-me por caminhar connosco nos novos areópagos que queremos evangelizar, sempre com a protecção de Santa Maria Maior de Braga, nossa Padroeira.

+ Jorge Ortiga, A. P.

8 de Junho de 2012.

Comentários

Comentários