Mês de maio, uma devoção e tradição de um povo…

Com o início da primavera, chega também o mês das flores que é maio, a altura em que a natureza se volta a embelezar depois de alguns meses nas trevas do frio. É também o mês de Maria a mãe celeste, celebra-se ainda neste mês o dia da mãe, é ainda por excelência o mês das romarias …

Somos então em maio chamados, a acolher Maria santíssima nas nossas orações e preces diárias, podemos dizer que este é o mês da esperança e da promessa em Maria, porque os dias de tornam maiores e mais quentes, como também maiores são a alegria e jubilo  da nossa devoção da Rosa Mística e Casa de Deus.

A tradição do mês de Maria muda de localidade para localidade, em Penamacor, em todo o seu arciprestado e em toda a diocese a devoção á Mãe de Deus ainda tem honras de outrora… Hoje como ontem e em tempos passado, se reza todos os dias o santo rosário a Maria, sempre as 21 horas como parte da tradição, pois a noite é propícia ao recolhimento espiritual e há ligação com o altíssimo. Entoam-se os mais belos cânticos a Maria.

Como nos anos idos do século passados, aos Domingo no fim da Eucaristia as crianças, se juntam com a ajuda das catequistas, e enquanto se cantam versos do passado:

Aceitai estas florinhas 

O virgem pura cecem, 

Aceitais como oferenda

Do nosso amor doce Mãe.

A Maria Imaculada

Lá do Impirio linda flor

Ateai em nossas almas

as chamas do vosso amor

Fitai os nós, vossos filhos

meigo olhar, olhar de amor,

Que estas flores sejam a paga 

de um olhar por cada flor.

Ao som deste cântico que arrepia os mais e os menos crentes, devido a forma de como e cantado com amor a Maria, as crianças pela coxia central vão trazendo cada uma seu ramo de flores para depositarem no Altar de Maria, assim ao fim deste puro e singelo ato, toda a comunidade reunida no Dia do Senhor se consagra a Mãe celeste…

Esperemos que estas tradições que nos tocam, e nos enriquecem na fé não se percam com o avançar dos anos.

JManeiras

Mês de maio, uma devoção e tradição de um povo...

Mês de maio, uma devoção e tradição de um povo…

Comentários

Comentários