Nomeações – Ano pastoral 2014-15

Diocese da Guarda 

Publicam-se as nomeações de sacerdotes para diferentes serviços na Diocese e que vão vigorar a partir do início do ano pastoral 2014-15.

Desejo, a propósito, reconhecer e agradecer a generosidade dos nossos padres, mais uma vez manifestada nas mudanças que foi necessário efectuar.

Peço às diferentes comunidades envolvidas nas mudanças que recebam bem os padres que lhes são enviados e àquelas a quem foi pedido para dispensarem os que as serviam que compreendam a necessidade de colocarmos o bem comum da Diocese acima dos interesses e gostos particulares.

Peço também aos grupos de cooperadores pastorais das paróquias e conjuntos de paróquias que aprofundem cada vez mais a colaboração com os seus párocos. Procurem criar-lhes as condições necessárias para eles se poderem dedicar cada vez mais ao que lhes é específico, ou seja, ao anúncio da Palavra, promovendo a evangelização e à celebração da Fé, nas comunidades.

Esforço que vamos considerar prioritário durante próximo ano pastoral é valorizar cada grupo de agentes pastorais no trabalho com o seu pároco. Que o Senhor abençoe todo o nosso trabalho, por intermédio de Maria Santíssima, no ano pastoral 2014-15.

Nomeações:

1. Rev.do Padre Hélder José Tomás Lopes – Vice-Reitor do Seminário Maior.

2. Rev.do Padre Gilberto Joaquim Roque Antunes – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Silva de Castelejo.

3. Rev.do Padre André Manuel Esteves Roque – Pároco da Paróquia de S.to Amaro de Lavacolhos.

4. Rev.do Padre João André Gomes Marçalo – Pároco das paróquias de S. João Baptista de Alcaria, Nossa Senhora da Consolação de Peroviseu, S. Sebastião da Capinha, S. Bartolomeu do Salgueiro e S. Sebastião do Escarigo.

5. Rev.do Padre Rui Miguel Manique Nogueira – Pároco de S. Pedro “ad vincula” de Casegas.

6. Rev.dos Padres Carlos Manuel Dionísio de Sousa e Agostinho do Nascimento Rafael – Párocos in solidum da Paróquia de S. Martinho (Covilhã), sendo moderador o primeiro. O Rev.do Padre Agostinho do Nascimento Rafael cessa as mesmas funções para que estava nomeado na Paróquia de S.ta Maria e os Rev.dos Padres Fernando Brito dos Santos e Henrique Manuel Rodrigues e Diácono Manuel Nogueira Gonçalves cessam as funções para que estavam nomeados nesta Paróquia de S. Martinho.

7. Rev.do Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa – Pároco das paróquias de Santo André de Boidobra e Santa Maria Madalena do Peso.

8. Rev.do Padre Rafael Forjaz Mourão (SJ) – Pároco in solidum com o Rev.do Padre Manuel Freire Lobo Vaz Pato (SJ) da Paróquia de S. Pedro (Covilhã), sendo este o moderador.

9. Rev.do Padre Luís Miguel Pardal Freire – Pároco das Paróquias de Manteigas (Santa Maria e S. Pedro), S. João Baptista do Sameiro, Nossa Senhora da Anunciação de Vale de Amoreira e Santa Maria Maior de Valhelhas.

10. Rev.do Padre Hugo Alexandre Pichel Martins – Pároco das paróquias de Nossa Senhora d Graça de Freches, Nossa Senhora da Calçada de Carnicães e Santa Águeda de Torres; S. Miguel da Cogula, Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Vale do Seixo, Nossa Senhora dos Prazeres de Vila Garcia e Espírito Santo dos Falachos.

11. Rev.do Padre Celso Rocha Marques – Pároco das paróquias de S. João Baptista da Granja e Nossa Senhora dos Milagres de Moimentinha.

12. Rev.do Padre Manuel Fernando Presa Valente – Pároco da paróquia de Santa Catarina do Reboleiro.

13. Rev.do Padre António Carlos dos Santos Martins – Pároco das paróquias de S. Julião de S. Gião, S. Pedro de Sandomil, S. Mamede de Vila Cova de Seia; S. Sebastião de Carragosela, S. Tiago e S. João Baptista de Sabugueiro. É seu cooperador pastoral o Rev.do Padre Jorge Gouveia.

14. Rev.do Padre Daniel José Tomé da Silva Cordeiro – Pároco das paróquias de Nossa Senhora do Rosário da Ruvina, S. João Baptista de Ruivós, S. Sebastião de Vale das Éguas, Santa Maria Madalena da Rapoula do Côa, Nossa Senhora do Rosário da Bismula, S. Bartolomeu de Badamalos e S. Pedro de Vilar Maior; director do centro de espiritualidade “D. João de Oliveira Matos”, com sede na Casa de Cristo Rei da Ruvina; membro do Secretariado Diocesano da Liturgia.

Nota:

O início destas novas responsabilidades pastorais será decido por acordo entre quem deixa e quem assume as mesmas funções, até ao final do mês de Setembro. Durante o mês de Agosto não se publica a agenda episcopal.

Guarda e Paço Episcopal, 29 de julho de 2014

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

Comentários

Comentários