Nota episcopal sobre Semana dos Seminários

Vamos viver a semana dos seminários de 11 a 18 do corrente mês de Novembro, no contexto do ano da Fé que está em curso.
Vamos pedir ao Senhor que cada sacerdote seja, de verdade, um irmão na Fé e um servidor da Fé dos irmãos.
Sentimos que é grande o apreço do Povo de Deus pelos sacerdotes e podemos testemunhá-lo nos muitos percursos que já fizemos e continuamos a fazer através da nossa Diocese. Ao mesmo tempo, vamos interpretando o sentir das comunidades sobre o que realmente esperam dos seus padres. Esperam deles amizade, proximidade e disponibilidade, mas sobretudo o testemunho de uma Fé autêntica, profundamente enraizada na Pessoa de Cristo e testemunhada nas suas palavras e sobretudo na sua vida.
Para termos padres que sejam, de verdade, homens de Fé e servidores da Fé dos irmãos, precisamos de nos empenhar todos – Bispo, Padres, Diáconos, Comunidades Religiosas, Leigos e Povo de Deus em geral – na promoção das vocações sacerdotais.
Precisamos depois de ter os nossos seminários com as necessárias condições para fazerem uma séria formação sacerdotal.
De facto, os nossos dois seminários – o Seminário Menor do Fundão e o Seminário Maior da Guarda- e o Pré-Seminário estão no centro das preocupações da nossa Diocese, que tudo continua a fazer para lhes garantir também as condições materiais indispensáveis, dentro do estilo de vida simples e pobre que é recomendado a todos os sacer­dotes.
Por isso, o ofertório, em todas as celebrações dominicais realizadas na nossa Diocese, no próximo dia 18 do corrente, domingo, reverte para a sustentação dos nossos seminários.
Esta é uma causa que merece o máximo empenho de todos nós. À solicitude materna de Nossa Senhora confiamos todas as iniciativas desta semana dos seminários.
Nota episcopal sobre Semana dos Seminários

Nota episcopal sobre Semana dos Seminários

Guarda e Paço Episcopal, 5 de Novembro de 2012
+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

Comentários

Comentários