Ser exemplo é o maior desafio das nossas vidas. Em primeiro lugar porque através do nosso exemplo educamos, indicamos o caminho a seguir, mostramos a todos que é possível. Em segundo lugar porque também nós tivemos o nosso exemplo: Jesus Cristo.
Como podemos negar nós tamanho exemplo? Como podemos não o seguir? Quando o caminho é a Paz e o Amor como podemos nós não o seguir?
Ser exemplo é difícil, extenuante, não desprovido de hesitações e erros, de medos, de passos em falso, de dor. Então porquê ser exemplo, se me custa, se me dói? Porque não ser como os outros? Porque não seguir a minha vidinha descansado, sem me preocupar com os outros? A resposta é ainda mais simples do que a pergunta: Não foi esse o exemplo que Jesus nos deixou. Não é esse o caminho do Homem. O caminho do Homem é feito na caridade – o amor vivo, na entrega, na negação do fácil, na construção do mundo melhor.
Se tivermos atenção o suficiente poderemos reparar que grande parte dos problemas do mundo tem a sua origem na dificuldade que as pessoas têm de ser exemplo, na incapacidade de praticar o correcto, de fazer corresponder as acções às palavras, a vontade à iniciativa, o ser ao Amor.
Não chega lutar na sombra, ser meio exemplo, não querer ser seguido ou visto como tal. Temos que lutar para o ser. Temos que ser Luz neste mundo de escuridão. Essa é a nossa missão de Cristãos e essa missão trará Amor ao mundo.
Peço-vos a todos: Aceitem a vossa missão com Honra e Orgulho e lutem por um futuro de Amor. Está nas nossas mãos.

Por: Fábio Hilário Santos

Comentários

Comentários