Pedagogia do projeto

            Para por em prática o método escutista, o Corpo Nacional de Escutas preconiza a utilização da “Pedagogia do Projeto”. Esta pedagogia, com efeito está em perfeita concordância com os princípios fundamentais do método escutista, tendo a vantagem de reunir numa abordagem integrada a maioria dos elementos do método escutista.

            Mas, o que é a pedagogia do projeto?

            Inspirada mos método ativos em educação, a pedagogia do projeto significa que a vida de uma unidade escutista e a progressão de cada jovem se desenrolam em função de uma sucessão de projetos, cada um deles comportando diversas etapas às quais cada jovem é convidado a participar.

            Cada uma das propostas pedagógicas do Corpo Nacional de Escutas incluem a pedagogia do projeto. O projeto é identificado sob diversas denominações segundo as seções.

A Pedagogia do Projeto

Seção

 

Denominação do Projeto
LOBITOS Caçada
EXPLORADORES Aventura
PIONEIROS Empreendimento
CAMINHEIROS Caminhada

 

            Cada “projeto” comporta quatro etapas, às quais correspondem atos de participação:

  • Escolha
  • Preparação
  • Realização
  • Avaliação

A pedagogia (ou método) do projeto corresponde a uma processo circular, cada etapa encadeia-se numa outra num ciclo que recomeça sem cessar. A duração e intensidade de cada etapa varia não somente segundo os projetos, mas também segundo a idade, a maturidade e a experiência dos jovens.

O assumir da responsabilidade de cada projeto pelos jovens deverá normalmente aumentar com a idade. Isto significa nomeadamente que a participação dos adultos na organização dos projetos deverá diminuir à medida que os jovens avançam nas seções do escutismo.

O método (ou pedagogia) do projeto responde às aspirações e necessidades de cada jovem, na medida em que cada um colabora ativamente nos vários momentos do “Projeto” (Caçada, Aventura, Empreendimento e Caminhada), assumindo, de etapa em etapa, as responsabilidades que lhe vão sendo confiadas.

Cada um sente-se mais útil e colaborante no seio da família em que está inserido: a unidade.

Um projeto está dividido em quatro etapas:

                    Escolha

                   Preparação

                   Realização e

                   Avaliação

         Nas próximas textos irei falar sobre cada uma das etapas do projeto.

                                                                                  Etraud

Comentários

Comentários