RECEITAS CÁ DE CASA: Pastéis de nata
(Doce de Portugal)
Na noite de Natal, os doces invadiram a quinta da pedra, rabanadas, filhoses, sonhos, leite-creme, e arroz doce (o melhor doce nesta mesa). Sendo assim, partilhei umas bolachas de manteigas de Natal (muito apreciadas pelo João), e estes pastéis de Nata criaram água na boca, apenas no último dia do ano.
Ingredientes:
Massa folhada: quanta baste
Leite: 1 litro
Açúcar: 400 gramas
Gemas de ovos: 9
Farinha: 80 gramas
Limão: 1 casca
Canela: 1 pau
Manteiga: para untar
Farinha: para polvilhar
Apresentação/degustação:
Açúcar de confeiteiro: quanto baste
Canela em pó: quanta baste (facultativo)
Preparação:
1- Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca do limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o preparado anterior com um coador, mexendo muito bem.
2-Leve novamente ao lume mexendo sempre até ficar homogéneo. De seguida retire do lume, deixe arrefecer, e reserve. Bata as gemas à parte e adicione-as em fio ao preparado anterior. Mexa Sempre.
3-Unte as formar com a manteiga e polvilhe com a farinha. Forram-se as formas com massa folhada, que depois enchem-se com recheio.
4-Levar a forno pré aquecido, a pelo menos 250 graus centígrados, durante cerca de 10 minutos.
Nota-se: Polvilham-se os pastéis de nada com açúcar refinado e canela em pó a gosto. A massa deve ficar crocante e partir nas mãos e o creme cremoso. Se gostou dê um “like” e partilhe a receita com alguém guloso.