RECEITAS CÁ DE CASA: Pastéis de nata

(Doce de Portugal)

 

Na noite de Natal, os doces invadiram a quinta da pedra, rabanadas, filhoses, sonhos, leite-creme, e arroz doce (o melhor doce nesta mesa). Sendo assim, partilhei umas bolachas de manteigas de Natal (muito apreciadas pelo João), e estes pastéis de Nata criaram água na boca, apenas no último dia do ano.

 

Ingredientes:

Massa folhada: quanta baste

Leite: 1 litro

Açúcar: 400 gramas

Gemas de ovos: 9

Farinha: 80 gramas

Limão: 1 casca

Canela: 1 pau

Manteiga: para untar   

Farinha: para polvilhar

 

Apresentação/degustação:

Açúcar de confeiteiro: quanto baste

Canela em pó: quanta baste (facultativo)

 

Preparação:

1- Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca do limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o preparado anterior com um coador, mexendo muito bem.

2-Leve novamente ao lume mexendo sempre até ficar homogéneo. De seguida retire do lume, deixe arrefecer, e reserve. Bata as gemas à parte e adicione-as em fio ao preparado anterior. Mexa Sempre.

3-Unte as formar com a manteiga e polvilhe com a farinha. Forram-se as formas com massa folhada, que depois enchem-se com recheio.

4-Levar a forno pré aquecido, a pelo menos 250 graus centígrados, durante cerca de 10 minutos.

 

Nota-se: Polvilham-se os pastéis de nada com açúcar refinado e canela em pó a gosto. A massa deve ficar crocante e partir nas mãos e o creme cremoso. Se gostou dê um “like” e partilhe a receita com alguém guloso.  

Comentários

Comentários