Domingo de Ramos – 24 de março

11:15h – Bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia e procissão comemorativa da entrada triunfal do Senhor em Jerusalém.

11:30h – Missa na Sé.

 

Quinta-Feira Santa – 28 de março

Dia da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento Novo.

10:30h – Missa Crismal: Concelebração do Clero com o  Bispo Diocesano. Renovação dos compromissos sacerdotais. Consagração e bênção dos santos óleos.

19:00h – Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés. Ofertas para os pobres. Procissão com o Santíssimo Sacramento.(no interior da Sé).

 

Sexta-feira Santa – 29 de março

Celebração da paixão do Senhor. Dia de jejum e abstinência.

9:30h – Ofício de leitura de laudes.

17:30h – Ação litúrgica: liturgia da Palavra; adoração da Santa Cruz e Sagrada Comunhão. Ofertas para os lugares santos.

21:30h – Procissão evocativa da morte e sepultura do Senhor e pregação na Igreja da Misericórdia.

 

Sábado Santo – 30 de março

A Igreja medita na paixão e morte do Senhor.

9:30h – Ofício de leitura de laudes.

22:00h – Vigília Pascal: liturgia da luz, com bênção do lume novo e do círio pascal. Liturgia da Palavra. Liturgia batismal, com bênção da água e renovação das promessas do baptismo.

Liturgia eucarística. A vigília pascal é a “mãe de todas as vigílias, a mais solene de todas as celebrações”. Nela, os fiéis exultam com a ressurreição de Cristo.

Todos os católicos procurem viver a celebração do Mistério Pascal de Cristo, conduzidos pelo Espírito Santo, no amor de Deus Pai e do próximo.

Nota: Por disposição da Igreja, a adoração da Cruz na Sexta-feira Santa e a renovação das promessas do Batismo na Vigília Pascal têm indulgência plenária.

Comentários

Comentários