Video  MENSAGEM DO PADRE HUGO MARTINS

“Natal: Jesus no coração.”

Jesus Cristo é o sinal de Deus, para a abertura da mente e do coração, à vida ternurenta e total, celebrada e partilhada.

Este Menino, abre o nosso coração, entra com a docilidade de uma criança, dá-nos o amor de Deus, convida a que nos amenos a nós mesmos, e permite que a comunidade seja sinal de amor.

Maria, com o seu sim, tornou-se mãe de Jesus e nossa mãe, animando-nos a percorrer o caminho da santidade. Nascemos com Jesus nas suas entranhas. Ela é a mãe da Igreja. Contemplar o seu o rosto é deitarmo-nos no berço da nossa identidade cristã. Só se conhece bem o amor de Jesus através do olhar de Sua mãe. Maria aconchega-nos e mostra-nos; Jesus próximo de cada um, com as suas tristezas e alegrias.

São José, sempre perseverou, em sua essência como homem de esperança, temor de Deus, e fidelidade. A sua fé apesar da dúvida, permitiu que ele cumprisse com a entrega, apoio sem restrições e o amoroso cuidado a sua amada Maria, e ao fruto do seu ventre. Pai incondicional, que apontou o caminho para um Filho que deu tudo por amor.

Deus nasce no coração de quem ama e faz o bem e de quem por Ele se deixa iluminar. Ao contemplarmos o Menino Jesus sintamos o que Deus faz connosco. Deus pede-nos um coração despojado e humilde, confiante e cheio de esperança. Jesus acolhe sempre o sofredor e o pecador. Brotando Nele o amor e o perdão, pois é fonte de ternura e de paz, de alegria e de generosidade.

O presépio é convite a toda a criação. Nos pastores, testemunhas do essencial, estão os mais pobres e humildes, que acolhem a encarnação e a salvação. Eles fazem-se ao caminho, guiados pela luz, para um encontro surpreendente de amor e adoração. Este encontro permite-nos ver acolher a beleza e a esperança de Jesus no nosso coração.

Que o nosso coração esteja cheio do Deus Menino, e que a Sua alegria e paz, seja acolhida por todos.

Hugo Martins, padre