Viseu: D. António Costa é o novo bispo de Viseu

O Papa Francisco nomeou hoje como bispo de Viseu D. António Costa, de 66 anos, da Diocese de Guarda, revelou hoje, o Boletim quotidiano da Santa Sé.

O novo bispo sucede a D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu desde 23 de julho de 2006.

António Costa foi ordenado padre a 29 de junho de 1985, tendo depois assumido o ministério de pároco em várias localidades da Diocese da Guarda, onde foi ainda vigário para o clero deste de 2010 até ao presente, para além de ter sido Capelão do Hospital Sousa Martins.

O responsável foi professor no Seminário da Guarda, na Escola de Enfermagem da Guarda, na Escola Diocesana de Leigos, no Instituto Superior de Teologia,  no Instituto de Desenvolvimento e Gestão, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, na Escola Superior de Saúde da Guarda, no Departamento de Ciências da Saúde, no Curso de Medicina Dentária da Universidade Católica de Viseu, na Escola Superior de Saúde de Aveiro, é Bacharel em Enfermagem, e é licenciado  pelo Instituto de Teologia Moral da Universidade Lateranense(Roma).

Foi ainda enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Hospital Militar de Coimbra, e no Hospital Militar de Nampula (Moçambique).

Desde de 2017 era administrador paroquial no Arciprestado (conjunto de paróquias) de Guarda.

Comentários

Comentários