Os Pais são uma imagem bela de amor pelos filhos. Quem não recorda a mãe que embala o filho ao colo? Quem não se alegra ao ver o Pai que coloca o filho às cavalitas para este ver mais longe? Mas dizer que os pais dão-se sempre da melhor forma para os filhos é cair na ilusão! Colocai no Google mãe agride filho e podeis ler: cerca de 828.000 resultados (0,06 segundos). E quantas crianças gritam e choram por falta de um NÃO? E isto com o avançar da idade é semente de tiranos, ditadores, fracos, vencidos ou mesmo suicidas.
A exigência está no seu nível mais elevado quando se trata de seguir Jesus. Discípulo de Cristo não é aquele que recebeu o dom do Batismo. É aquele que vive a Sua dinâmica; faz Dele a sua referência e O segue. O meio do seguimento é o amor, aferido na identificação com Ele e constantemente presente na nossa consciência.
Quanto é? Onde é que pago? O bom é caro! Enquanto a Missa não for sempre ao Domingo não pago o contributo paroquial! A procissão tem de dar a volta por ali porque aquele Senhor deu uma avultada verba para a festa. Quanto é a Missa? Em foguetes lá na festa este ano foram mais de 4000 euros. São expressões que perturbam a audição do mais parvo e que nos mostram a necessidade ascética em relação aos bens deste mundo. Estes devem estar pela comunidade ao serviço de todos em especial dos mais pobres sob orientação cuidada e silenciosa.
O plano de Jesus, para nos identificarmos com Ele, é darmos a nossa vida. A todos devemos acolher, a muitos devemos escutar, e com alguns devemos partilhar segundo a vocação ou mesmo os dons de cada um. O mundo e a Troika não aprovam as medidas do mestre contudo eu sou feliz quando consigo receber e dar de graça.
Para dar a volta à cabeça: Dai “pelo menos um copo de água fresca”, esta não mata verdadeiramente a sede, mas “dar chás” também não ajuda a ir ao encontro do outro, e ainda “aquele que for morno Eu o vomitarei”.

Um Santo Domingo a todos:
Hugo Martins – Padre
(HUC a 26-06-11 )

Comentários

Comentários