Congresso do CNE

Notas soltas numa viagem de regresso de comboio. 

Sabendo que em Deus não há tempo, sentimos nós a necessidade de linearmente ou em hiper-texto, situar na categoria do tempo, aquilo que consideramos importante. Vejamos o que acontece num aniversario, numa comemoração de um feriado, na celebração de um sacramento… Enfim na festa.

Este congresso com o CNE foi marco importante na vida da associação, e por isso estamos em festa. O reencontro de substanciais amizades relembra o sentir belo que somos um corpo diverso e que com Cristo cabeça devemos fazer laços e pontes… Foi bom ver amigos de perto e de longe no tempo e espaço. Mas alerta, ainda que todos sejamos membros de um corpo, o princípio da subsidiariedade (cada um faz tudo e só aquilo que deve) é pertinente na memória da promessa, no respeito pela lei, na humildade de filhos de Deus, na obediência e procura de uma competente distribuição de trabalho, aceitação de limitações, que garantem o futuro de uma intuição/associação repleto de bons acampamentos.

Sinto e por isso assinalo como magistral aquela que foi a mensagem do chefe nacional – Carlos Alberto. Um livro/caixa com 11 objetos cheios de significado porque mormente úteis se não fundamentais na vida escuta. Quando termina este mandato da junta central, sim podemos dizer esta é a ” última mensagem do chefe”. Regressemos às fontes, escutemos, meditemos e valorizemos.

Não interessa dizer se o congresso terminou ou se começa agora quando eu estou de regresso à região da Guarda. Importa pois e antes e depois, saborear e agradecer a Deus os dons recebidos ao longo de 90 anos na exigente fidelidade a uma identidade, estar alerta para perscrutar o Espírito Santo e os sinais dos tempos , e olhar para o futuro sabendo que comigo está Cristo. Nele, reencontrei sempre a criatividade necessária para servir na pista concreta da caridade, em comunidade os irmãos, especialmente os que mais necessitam que eu seja Sua transparência.

Obrigado, irmãs e irmãos escutas.

Lobo Audaz

Sempre Alerta para Servir

(Último/primeiro dia do congresso dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português)

Comentários

Comentários