Luz Paz de Belém

No passado dia 20 de dezembro realizou-se, na Igreja Matriz Velha de Vila Nova de Famalicão, a cerimónia Nacional/Regional de Passagem da Luz da Paz de Belém.

A comitiva portuguesa que se deslocou a Alicante (Espanha) entrou em grande festa na Igreja com a Luz de Belém, e entregou-a ao Assistente Nacional Luís Marinho que a recebeu com muito agrade e alegria.

Demos assim início à cerimónia. Lá estavam membros da Junta Central recentemente eleita, a Região do Porto e escuteiros dos variados núcleos da Região de Braga.

A mensagem que o nosso assistente nos transmitiu veio ao encontro da mensagem deixada pelo papa Francisco: sejamos Luz para o Mundo. Que esta luz não fique guardada em nossas casas, mas que partilhemos esta mensagem de Paz e de Amor por quem está ao nosso lado: pelos amigos, pelos nossos vizinhos, pela nossa comunidade, pelos pobres.

Eis que o grande momento solene se aproxima. Chegou o momento de cada um receber a Chama que bem de Belém. Devo dizer que me senti muito feliz, não porque estava a acender uma simples vela, mas pelo simbolismo deste ato. Senti neste momento uma paz interior, uma vontade de sorrir e de amar mais e mais. Senti a paz e a inocência de uma criança tão pura, a criança que vai renascer em cada um de nós, no dia de Natal.

Por fim, e em jeito de despedida, a representante da Junta Central, o Chefe Regional de Braga e o Chefe de Núcleo de Vila Nova de Famalicão dirigiram umas palavras de felicitações a todos os presentes: “que levem esta chama para vossas casas, e que a passem, de candeia em candeia”.

Não fiquemos pela escuridão, pela sombra da maldade e do egoísmo. iluminemos o nosso redor, sim, com esta Luz tão brilhante e tão pura, a LUZ da PAZ de Belém!!!

Bem Hajam escuteiros, por esta iniciativa.

Marta Capela

Comentários

Comentários