Estimados amigos, caros escutas:
Viver um acampamento regional é sempre experiência muiÂto forte, não só pelas emoções novas que nele naturalmente se despertam, mas sobretudo pela oportunidade renovada de cada um poder mergulhar no coração da natureza e aà encontrar o seu Autor.
Também as relações fortes que se estabelecem entre os escuteiros e os seus chefes, nos escuteiros entre si, em clima diferente do habitual, fazem descobrir a cada um dimensões novas da sua personalidade e da personalidade dos outros.
Convido-vos, por isso, a fazer deste acampamento regional um tempo e uma oportunidade para fazer novas descoberÂtas.
Estamos a participar numa grande aventura que leva a descoÂbrir realidades novas, seja de cada um em si mesmo, seja nos outros ; leva a criar relações novas e construtivas e sobretuÂdo o lado misterioso e encantador de uma natureza que, por si mesma, nos remete para a realidade do Mistério de Deus.
Que este acampamento regional ajude cada um dos seus partiÂcipantes a crescer na responsabilidade, a amadurecer relações, a fazer a leitura correcta da sua vida pessoal e comunitária, a aprender com a natureza a louvar o Criador, que é o Senhor da vida do mundo e de todos nós.
Que a experiência forte deste acampamento regional ajude a dar cada vez mais qualidade ao conjunto das nossas activiÂdaÂdes escutas distribuÃdas ao longo do ano, seja em cada secÂção, seja em cada agrupamento, seja no conjunto da nossa Região como tal.
Se vivermos o nosso ideal escuta na fidelidade à s propostas do Fundador, e, em particular na fidelidade à leis e princÃpiÂos escutas que nós sabemos, estamos a colocar pedra fundaÂmental e decisiva na construção do desejado futuro novo para toda a nossa sociedade e em particular para os jovens.
Vamos em frente e sempre alerta para servir.
Guarda e Paço Episcopal, 25 de Julho de 2011
+Manuel R. FelÃcio, Bispo da Guarda
