Para muitos é tempo de voltar ao trabalho. Nas comunidades de fé preparam-se actividades e voluntários. Hoje quero dar graças a Deus pelos últimos.

Quando te convidarem ocupa o último lugar. Os últimos de verdade são os últimos a ficar, para ajudar em algo. É como quando convidas alguém para comer em tua casa e todos vão embora e alguém fica para te ajudar a arrumar.

Aquelas pessoas que quando acaba um encontro ficam para ajudar a recolher as cadeiras, e trazem os vasos sagrados para a sacristia. Aqueles que aparecem com a vassoura quando os convidados do casamento deixam a entrada da igreja como um pequeno aterro. Aqueles que apagam a luz da sala quando saem, aqueles que que apanham um papel do chão. Estas coisas que ninguém vê mas Deus vê. São também estes que vivem na gratuidade de Deus sem esperar na mais.

Actua com humildade e te procuraram mais que um homem generoso.

Ao longo desta semana vivamos na humildade como Maria, fazendo o que Deus quer em cada momento da nossa vida.

Santuário de Fátima

Pessoas caminhando pela Esplanada do Santuário de Fátima sob um céu com nuvens brancas. A Basílica da Santíssima Trindade e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estão visíveis ao fundo
Santuário de Fátima, um lugar de encontro e fé, onde a humildade e o serviço dos “últimos” se tornam visíveis aos olhos de Deus